Entre 2004 e 2024, a Artifício Arquitetura e Exposições, foi uma empresa especializada na realização de projetos expográficos para exposições e museus, cobrindo um variado campo temático, indo das artes visuais à fotografia, do meio ambiente à arqueologia, das ciências aos esportes.
A partir de 2024, o escritório adota o nome Artifício Projetos Culturais e Patrimônio, através do qual, sem abandonar sua história e sua experiência de vinte anos de realizações consistentes e diversificadas no campo da museologia e da museografia. Passamos então a incluir em nossas atividades, a concepção e realização de ações de conhecimento, preservação e valorização do patrimônio cultural tal como definido pela Constituição brasileira de 1988, que engloba não apenas as manifestações materiais e imateriais da cultura humana, mas também os bens naturais, paisagísticos e ecológicos, objeto de identificação e valorização pela sociedade.
Sendo assim, para além da curadoria, roteirização e design de exposições e espaços museológicos e expositivos, a Artifício passa a se dedicar também a atividades de pesquisa, educação patrimonial, inventários participativos, gestão e preservação de acervos, projetos de difusão e mobilização em torno de temas culturais e ambientais.
Seu fundador e diretor, o arquiteto Vasco Caldeira da Silva, vem atuando, desde 1987, da concepção e realização de centenas de exposições e atividades de natureza cultural e educacional.
Entre essas realizações, contam-se cinco prêmios da ABCA (Associação Brasileira de Críticos de Arte) de Melhor Exposição do Ano e a concepção de algumas das mais importantes exposições apresentadas no Brasil, entre 1990 e 2020, entre as quais: Monet, Renoir, Degas, Picasso, Toulouse Lautrec, Salvador Dali, Portinari, Caravaggio, Michelangelo, Morandi, Amilcar de Castro, Volpi A Música da Cor, Freud, Brasil 500 Anos, Lina Bo Bardi, Bossa 50, Star Wars, Einstein, Darwin, Let’s Rock, Viva Elis, Menas, Marilyn Monroe, Modigliani, Beatlemania Experience, Volpi Pequenos Formatos.
Além disso, a Artifício tem colaborado para a concepção ou realização de vários importantes museus brasileiros. Para além dos projetos do museu do Flamengo de Futebol e Regatas e do Meio Ambiente em Inhotim, não realizados, a Artifício esteve presente nos projetos do Museu de Ciências da Unicamp, em Campinas; do Museu da Língua Portuguesa (primeira e segunda versão), do Museu do Futebol e do Catavento Cultural em São Paulo; do Museu da Imagem e do Som e do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.