top of page

Entre 2004 e 2024, a Artifício Arquitetura e Exposições, foi uma empresa especializada na realização de projetos expográficos para exposições e museus, cobrindo um variado campo temático, indo das artes visuais à fotografia, do meio ambiente à arqueologia, das ciências aos esportes.

A partir de 2024, o escritório adota o nome Artifício Projetos Culturais e Patrimônio, através do qual, sem abandonar sua história e sua experiência de vinte anos de realizações consistentes e diversificadas no campo da museologia e da museografia. Passamos então a incluir em nossas atividades, a concepção e realização de ações de conhecimento, preservação e valorização do patrimônio cultural tal como definido pela Constituição brasileira de 1988, que engloba não apenas as manifestações materiais e imateriais da cultura humana, mas também os bens naturais, paisagísticos e ecológicos, objeto de identificação e valorização pela sociedade.

Sendo assim, para além da curadoria, roteirização e design de exposições e espaços museológicos e expositivos, a Artifício passa a se dedicar também a atividades de pesquisa, educação patrimonial, inventários participativos, gestão e preservação de acervos, projetos de difusão e mobilização em torno de temas culturais e ambientais.  

 

Seu fundador e diretor, o arquiteto Vasco Caldeira da Silva, vem atuando, desde 1987, da concepção e realização de centenas de exposições e atividades de natureza cultural e educacional.

Entre essas realizações, contam-se cinco prêmios da ABCA (Associação Brasileira de Críticos de Arte) de Melhor Exposição do Ano e a concepção de algumas das mais importantes exposições apresentadas no Brasil, entre 1990 e 2020, entre as quais: Monet, Renoir, Degas, Picasso, Toulouse Lautrec, Salvador Dali, Portinari, Caravaggio, Michelangelo, Morandi, Amilcar de Castro, Volpi A Música da Cor, Freud, Brasil 500 Anos, Lina Bo Bardi, Bossa 50, Star Wars, Einstein, Darwin, Let’s Rock, Viva Elis, Menas, Marilyn Monroe, Modigliani, Beatlemania Experience, Volpi Pequenos Formatos.

​Além disso, a Artifício tem colaborado para a concepção ou realização de vários importantes museus brasileiros. Para além dos projetos do museu do Flamengo de Futebol e Regatas e do Meio Ambiente em Inhotim, não realizados, a Artifício esteve presente nos projetos do Museu de Ciências da Unicamp, em Campinas; do Museu da Língua Portuguesa (primeira e segunda versão), do Museu do Futebol e do Catavento Cultural em São Paulo; do Museu da Imagem e do Som e do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

​​

bottom of page